quarta-feira, 4 de julho de 2012

Comitê pela Verdade, Memória e Justiça é criado em Pelotas


Pelos que não se calaram, pelos que lutaram, pelos que tombaram: PRESENTE! POR VERDADE, MEMÓRIA E JUSTIÇA: PRESENTE! PARA QUE NÃO SE ESQUEÇA: PARA QUE NUNCA MAIS ACONTEÇA!

Pelotas vive uma efervescência social e política de organização daqueles que não se conformam com as graves violações cometidas aos direitos Humanos. Faça parte deste movimento. Não se cale!



Nos últimos meses temos acompanhado um aumento nas discussões e nas mobilizações sociais em torno da apuração das graves violações aos direitos humanos cometidas durante a ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985), especialmente a partir da criação da Comissão Nacional da Verdade, em dezembro de 2011.

Parte destas discussões tem sido fomentadas a partir da criação de Comitês locais, que visam fortalecer as investigações da Comissão da Verdade e ampliar o debate público em torno do tema. Há comitês sendo criados em diferentes estados, e algumas entidades e centrais sindicais, como a CUT e a CONLUTAS, já manifestaram interesse em participar deste movimento.
              Neste sentido, Pelotas entra na rota da criação de   um Comitê da Verdade, a exemplo do que ocorre em outros municípios do Estado, como Porto Alegre e Santa Maria.

Amanhã (5), o Comitê tem o seu lançamento, na na sede da ASUFPEL (XV de novembro, 262), às 19 horas. Haverá mesa-redonda sobre a Comissão Nacional da Verdade, com a participação de representantes do Comitê Carlos de Ré (Porto Alegre), Representantes do Comitê Santamariense pelo Direito à Memória e à Verdade e Prof. Dr. Juarez Fuão (FURG), além de uma exibição do  documentário Vala Comum (1994), dirigido por João Godoy.

Antes, às 16 horas, haverá reunião no IMA com os comitês já constituídos e representantes de municípios que se fizerem presentes para pensarmos em programações para a região.

Conheça o blog do Comitê AQUI.



Nenhum comentário:

Postar um comentário