sexta-feira, 29 de junho de 2012

Semana e marcha da diversidade sexual de Pelotas – 200 anos de preconceito


No dia 28 de junho celebra-se o Dia do Orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT). A importância do dia 28 de Junho é que marca o início do movimento moderno LGBT em prol da liberdade de expressão e igualdade de direitos deste segmento da população desde 1969 quando, na cidade de Nova Iorque, um grupo de freqüentadores do Bar Stonewall se revoltou contra as freqüentes intervenções das autoridades no local sem justificativa. O protesto durou três dias mudando as atitudes autoritárias dos policiais drasticamente e marcando para sempre a história do movimento LGBT.

Como sabemos, a história de Pelotas está profundamente marcada pela nobreza de seus charqueadores que proporcionaram o desenvolvimento de uma das cidades mais ricas do Estado do Rio Grande do Sul. Curiosamente, a mesma riqueza que proporcionou aos filhos dos charqueadores estudarem na Europa na época, é responsável pela fama nacional que o município possui de Cidade Gay. Este ano, diversas atividades em comemoração aos 200 anos de Pelotas estão sendo realizadas. Também 200 anos de uma cidade que não acolhe e nunca acolheu sua população LGBT, historicamente marcada por assassinatos, humilhações e escândalos, o que não a distancia muito da história do Brasil.

Por este motivo diversos grupos do Movimento LGBT de Pelotas uniram-se e criaram a 1ª Semana da Diversidade Sexual de Pelotas: 200 anos de preconceito, para manifestar à população e às autoridades públicas os 78 direitos civis garantidos pela Constituição Brasileira de 1988 e negados aos LGBT’s pelas autoridades, pela criminalização da homofobia através da aprovação do texto original da PLC122, pela retirada do veto sobre o Programa Escola sem Homofobia e pela livre expressão sexual.

Dessa forma, convocamos toda a população para conosco, em uma Marcha pela Diversidade Sexual, nas ruas da cidade, no dia 30 de junho (sábado), a partir das 11 horas, com concentração na Esquina Democrática, gritarmos para todos que estamos aqui e que também temos força para lutar! Traga sua bandeira do arco-íris, seu cartaz, sua cara e sua voz! JUNTE-SE A NOSSA LUTA VOCÊ TAMBÉM!




28/06
19h - Seminário promovido pela 5ª CRE - Vivências em Arco Íris: Lutas e Histórias nos 200 anos na Princesa do Sul
Local: Colégio Pelotense

29/06
19h - Seminário – Pelotas: 200 anos de preconceito contra LGBTs na cidade gay
Local: Auditório da Faculdade de Direito UFPel

30/06
11h - Concentração Marcha da Diversidade Sexual
12h - Falas dos grupos organizadores e presentes e Marcha pelas ruas do centro da cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário